top of page


Bela Vista
O coração de São Paulo
VOCÊ SABIA...
Paróquia de Nossa Senhora da Achiropita

Temos na Bela Vista a Paróquia de Nossa Senhora da Achiropita, construída em 1926, que foi fundada por italianos e é a única no Brasil para a padroeira. Foi muito importante para o desenvolvimento da região e responsável por uma das festas mais tradicionais de São Paulo, a festa de Nossa Senhora da Achiropita, que acontece nos finais de semana do mês de agosto.
Escola de Samba: Vai Vai

A Bela Vista é a casa da Escola de Samba Vai-Vai. Se originou com sambistas que animavam jogos de um time de futebol chamado na época de "Cai-Cai", em 1920, se transformando em Escola de Samba em 1972. Já foi campeã do carnaval paulistano 15 vezes e os ensaios já atrairam centenas de pessoas aos sábados.
Foto: Fernando de Moraes
CASA AMARELA


A "Casa Amarela" é uma construção localizada no alto de um prédio. Réplica de uma casa de 1920, o empresário Jorge Miguel responsável por ela conta que o propósito é preservar a história e cultura do bairro, já que muitos prédios substituíram as casas. Muitos dos materiais usados nela sâo originais de casas demolidas da Bela Vista, tendo na garagem até um Ford modelo A 1931.
E tem mais...
• Na Augusta, em 1960 o francês Mr. Maurice idealizou a Au Bottier, focada em concertar sapatos e desde então virou referência na confecção de calçados sob medida e modelos exclusivos. Hoje comandada pelas filhas dele, Alegra e Mireille, a loja já fez calçados para pessoas como Glória Groove, Elba Ramalho e Pablo Vittar.
• O romance de Zelia Gattai "Anarquistas, Graças a Deus" se passa na Bela Vista, assim como Parte do enredo dos livros infanto-juvenis populares "O mistério do Cinco Estrelhas" e "O covil dos vampiros".
• A paulista possui áreas subterrâneas, um projeto conhecido como "Nova Paulista" uma obra que foi arquitetada e não concluída, em 1973. No trecho da Paulista com a Consolação ainda existe uma passagem que você pode visitar, chamada "Passagem Literária da Consolação, lá possuí um sebo e um centro cultural.
bottom of page